Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

quinta-feira, 13 de abril de 2017

SÁBIOS

Quem são os sábios? Aqueles que não estão concordando ou discordando, aquele que não vieram com nenhum apriori, aqueles que não vieram com uma conclusão, que não concluíram que são cristãos, hindus ou muçulmanos, a favor ou contra, isso ou aquilo; aqueles que vieram sem nenhuma conclusão, abertos, prontos para receber a verdade: essas são as pessoas sábias.
Uma pessoa sábia não tem conclusões. Tem verdade, mas não conclusões. E um tolo tem muitas conclusões e não tem verdade. O tolo é sempre um grande filósofo, teórico, dogmatista, propagandista. Ele acredita, e sempre que há conclusão, as portas não estão abertas para a verdade.
(...)
Você tem apenas que tentar tirar conclusões. Tentar ficar em silêncio, sem concordar ou discordar.
(...)
Se você conseguir não concordar nem discordar, o resto acontecerá, sempre aconteceu e sempre acontece.
(...)
Qual o significado de ver sem olhar? Ver sem nenhuma conclusão. Quando você tem uma conclusão, já está procurando alguma coisa. Você não está vendo; está olhando, procurando algo. Se você tem uma conclusão, então sua visão não é pura.
(...)
O verdadeiro sábio não será um escapista, pois para ele não pode haver "esse mundo e o outro mundo". Para ele, essa margem é a outra margem. Ele estará no mundo, mas não será deste mundo. Será uma flor de lótus: na água, sem ser tocada por ela. Para ele, não há divisão. Na verdade, para ele não há divisão entre bom e mau, moral e imoral, Deus e o Diabo. Todas as divisões são parte de uma existência orgânica.

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, p. 151/153,  166 e 167.



Nenhum comentário:

Postar um comentário