Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

segunda-feira, 24 de abril de 2017

DIVINA MELODIA (QUATRO PONTOS)

Quatro pontos para atingir a divina melodia.

1) O primeiro é: esteja aqui/agora, pois o amor só é possível no aqui/agora. O amor só é possível no presente.
(...)
Se você pensar muito — e pensar está sempre no passado ou no futuro — suas energias serão desviadas do sentimento. Sentir é aqui/agora. Se suas energias estão indo para o pensamento, não serão suficientes para o sentimento, e o amor não será possível.
(...)
O futuro e o passado trazem o pensamento, e este destrói o sentimento. Uma pessoa muito obcecada pelo pensamento, pouco a pouco, esquece-se completamente de que também tem um coração. (...) A cabeça deve ser usada como um servo, e não como um senhor. Quando a cabeça torna-se o senhor e o coração é deixado para trás, você vive, morre, mas não saberá o que é Deus, pois não saberá o que é o amor.
(...)
O amor é o começo de Deus, ou Deus é o supremo pico do amor.

2)  O segundo passo em direção ao amor, em direção à melodia divina, é: aprender a transformar seus venenos em mel.
(...)
Quando vier a raiva, não faça nada; apenas sente-se em silêncio e observe. Não fique contra, nem a favor. Não coopere, nem reprima. Apenas observe, seja paciente e veja o que acontece... deixe acontecer.
Lembre-se de uma coisa: não faça nada no momento de raiva: espere. Dê um pouco de tempo e espere... e você ficará surpreso. E um doa, compreenderá que, se esperar o suficiente, a raiva se tornará compaixão. É uma roda que se move por si mesma, mas você está com pressa. Assim como a noite torna-se dia, a raiva torna-se compaixão se você esperar um pouco. É a mesma energia — só é preciso paciência e nada mais. Experimente.
(...) tudo muda para o seu oposto, continuamente.
(...)
Aja quando o santo estiver predominando; isso é tudo. Não haja quando o pecador for predominante, quando a raiva for predominante, se não, você se arrependerá, criará uma reação em cadeia e entrará no karma.
(...)
O que estou dizendo não é repressão. Não estou dizendo para reprimir o negativo e, sim, para observar o negativo. (...) pegue um espelho e olhe para seu rosto irado. (...) Continue olhando para o espelho: o rosto vermelho, os olhos vermelhos, o assassino está ali.
Você já pensou que todo mundo carrega um assassino dento de si?
(...)
Tudo muda, nada fica permanentemente. Então, por que ter pressa. Se a raiva veio, irá embora.
(...)
Aja quando estiver positivo. Não force a positividade; deixe-a vir por si mesma. Esse é o segredo, é isso que significa "aprender a transformar seus venenos em mel".


3) O terceiro ponto é: compartilhar. Sempre que estiver negativo, fique com você mesmo. Sempre que estiver positivo, compartilhe. Normalmente, as pessoas compartilham suas negatividade e não suas positividades.
(...)
O que é importa é que você está dando. Quando tiver, dê.
(...)
Você só tem amor na medida em que o compartilhou. O amor não é uma propriedade a ser guardada.; é um brilho, uma fragrância a ser compartilhada. Quando mais você dá, mais você tem; quanto menos dá, menos tem. Quanto mais compartilhar, mais estará brotando do seu interior, que é infinito, mais estará jorrando de você.
(....)
compartilhe sua positividade, sua vida, tudo o que você tem. Qualquer coisa bela que esteja em você não guarde, nunca. Compartilhe sua sabedoria, sua prece, seu amor, sua felicidade, seu deleite.
(...)
Guardar envenena o coração. Tudo que se acumula é venenoso. (...) E quando você der não se importe se há resposta ou não. Nem mesmo espere por um obrigado. Sinta-se grato com a pessoa que permitiu que você compartilhasse algo com ela. Não espere nada; não queira que o outro se sinta agradecido porque você compartilhou algo com ele. Sinta-se agradecido, porque ele estava pronto para ouvi-lo, para repartir alguma energia com você... para ouvir sua canção... ver a sua dança... e por não ter recusado o que você veio lhe dar; ele poderia ter recusado.
Compartilhar é uma das virtudes mais espirituais, uma das maiores virtudes espirituais.

4) E o quarto passo é: seja nada. (...) O amor só flui de alguém que é um ninguém. O amor habita somente no nada. Quando você está vazio, existe amor. Quando você está cheio de ego, o amor desaparece. O amor e o ego não podem existir juntos. O amor pode existir com Deus, mas não com o ego, pois o amor e Deus são sinônimos. É impossível o amor e o ego  ficarem juntos. Por isso seja nada. Esse é o significado de ser humilde e gentil. Jesus diz: Bem-aventurados os humildes, pois deles é o Reino de Deus.
(...)
Pág. 196:
Se começar a viver corretamente... e o que quero dizer por "corretamente"? Aqueles quatro passos: esteja aqui/agora, aprenda a transformar seus venenos em mel, compartilhe sua positividade e seja nada. É isso o que quero dizer por "viver corretamente".
(...)
Pág. 198:
Deixe que esses quatro passos sejam toda a sua religião (...).

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, p. 186/191, e 198.

Nenhum comentário:

Postar um comentário