Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

terça-feira, 18 de abril de 2017

AMOR E MORTE

"Eu sou a pausa entre duas notas
Que raramente entram em real harmonia
Pois a nota da morte tende a dominar.
Ambas podem ser reconciliadas,
Tremulamente, no intervalo escuro, 
E a canção permanece imaculada"
(Rilke)

Entre o nascimento e a morte existe apenas uma coisa, com a qual você pode fazer algo: o amor.
As três grandes coisas da vida são: a vida, o amor e a morte. (...) No dia em que você nasce, metade do caminho está feito; a outra metade demorará um pouco mais... Coma vida, a morte também penetra em você. Então, só resta uma coisa a ser feita, que depende de você, que é o amor. E, por depender de você, existe toda a possibilidade de você perder essa oportunidade.
(...)
Existe a possibilidade de você não ser capaz de fazê-lo desabrochar; daí o medo, a angústia, a ansiedade: Serei capaz de fazer isso? Serei capaz de fluir no amor? Mas, ao lado dessa agonia, existe o êxtase de ser livre.
Por causa da liberdade é que existe o medo. Se o amor fosse predestinado, como a vida e a morte, então não haveria o medo mas também não haveria o êxtase, pois este só é possível quando você alcança alguma coisa, quando escolhe algo conscientemente e chega a algum lugar, deliberadamente, quando é a sua jornada e você não está sendo arrastado. Essa é a beleza do amor, e é o perigo também.
(...)
Isso é muito raro. Só num Buda ou num Cristo a morte e a vida entram em real harmonia... e a melodia nasce; só um Kabir, num Mahavir. Esse é um fenômeno muito raro. Quando a vida e a morte entram numa harmonia interna, o conflito cessa, uma ponte é construída sobre o abismo, e as duas notas tornam-se parte de uma só melodia — não em conflito, mas em cooperação.
(...)
Existem apendas dois tipos de pessoas no mundo: o orientado pela morte e o orientado pelo amor.
(...)
O intervalo escuro é o amor, onde a morte e a vida se encontram, se abraçam, têm um caso de amor e chegam a um orgasmo. Por isso, há tanta atração no amor, porque é vida... e medo, pois a morte também. Quando você faz amor com uma mulher ou com um homem, você nunca vai a fundo nisso.Você vai até o ponto que é a vida, e então, começa a hesitar, e não vai mais adiante, pois lá a morte também está. É a pausa entre as duas notas, e é escuro, um intervalo escuro entre as duas.
Por que Rilke fala que é escuro? O amor é escuro. Não é coincidência o fato de pessoas terem escolhido a noite para fazer amor; existe uma afinidade entre a escuridão e o amor.
(...)
O amor tem uma qualidade de escuridão em si, pois tem profundidade. A escuridão é sempre profunda e a luz é rasa. Mesmo que haja muita luz, ela é sempre rasa. O dia é raso, superficial, e a noite é profunda, infinita. O amor é como a escuridão... descanso  profundo... como cair numa grande profundeza. A morte também é escura; em todo o mundo a morte tem sido representada como escura. O amor é escuro e a morte também. Existe uma afinidade entre o amor e a morte.
(...)
o amor é metade vida e metade morte; esse é o dilema. É a pausa entre duas notas...
(...)
A menos que você conheça o que é o amor, não conhecerá o que é a melodia. É o encontro, o encontro orgásmico da morte e vida. A menos que o amor seja conhecido, você terá perdido tudo. Você nasceu, viveu e morreu, mas perdeu tudo. Perdeu tudo completamente, absolutamente. perdeu o intervalo. O intervalo é o pico mais alto, a maior experiência. Kabir chama-a de divina melodia.
(...)
Pág. 219
A morte virá. Meu corpo desaparecerá; seu corpo desaparecerá, mas isso não mudará nada. Se o desaparecimento do corpo fizer alguma diferença, isso mostra que o amor não aconteceu.
O amor é algo além do corpo. Os corpos vêm e vão; o amor permanece. O amor tem em si a eternidade: sem tempo, sem morte".

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, p. 183/186 e 219.




Nenhum comentário:

Postar um comentário