Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

domingo, 16 de abril de 2017

MUDANÇA

Lembre-se de uma coisa: você é o problema do mundo, você é o problema, A menos que você se solucione, qualquer coisa que faça irá tornar tudo ainda mais complicado. Primeiro, ponha ordem em sua casa, crie um cosmo no lugar do caos.
(...)
Mas eu insisto que o problema surge na alma de cada um. Os problemas existem porque os indivíduos estão num caos. O caos total não é nada além de um fenômeno combinado: a soma de todos os nossos próprios caos.
O mundo é apenas um grande relacionamento. estamos relacionados uns com os outros.
(...)
Viver no momento, no presente, viver com amor, com amizade, ter carinho e atenção... e então, o mundo será totalmente diferente. O indivíduo tem que mudar, pois o mundo não é mais do que um fenômeno projetado da alma individual.
(...)
Se você quer mudar o mundo inteiro, para então mudar a si mesmo, nunca conseguirá, nunca voltará para casa. Comece de onde está; você é parte deste mundo feio: mudando a si mesmo, você está mudando o mundo. O que você é? Uma parte deste mundo feio. Por que tentar mudar o vizinho? Ele pode não gostar, não querer, não estar nem interessado. Se você percebeu que o mundo precisa de uma grande mudança, você é o mundo mais próximo; comece por aí.

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, pp. 169/173.



Nenhum comentário:

Postar um comentário