Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

quinta-feira, 13 de abril de 2017

EGO

Sannyas significa que você está cansado de ser você mesmo, e está pronto para abandonar esse peso. Está cansado de ser, e gostaria de descansar no não-ser. O sannyas é um estado de não-ser. Você abandona você mesmo e entra no reino do nada... e, de repente, tudo é belo, pois as coisas eram feias por sua causa. Elas não eram feias por si mesmas: era a sua interpretação que as tornava feias; você as estava corrompendo. Agora o agente corruptor não existe mais, os olhos ficam limpos e pode-se ver muito longe; a visão torna-se transparente. Você desaparece no sannyas. E, no momento em que você desaparece, imediatamente, instantaneamente, Deus aparece. Quando você não está, Deus está.
Por isso, o sannyas não é um meio de enfeitar o seu ser. O sannyas é totalmente destrutivo. Eu anulo você. Diz-se nas antigas escrituras do Oriente que "o Mestre é uma morte". O Mestre é a maior morte, mas apenas através da morte torna-se possível uma nova vida. Quanto maior a morte, maior a ressurreição. Deixe-me ser a sua cruz. Morra em mim, para que você possa renascer.
(...)
O ego é como um câncer: tem-se que exterminá-lo completamente. Se uma pequena parte permanecer em algum lugar, ele crescerá novamente... e o câncer cresce rapidamente.
(...)
É isso o que significa a palavra "nirvana" de Buda; nirvana significa "nada". Nirvana simplesmente significa que você deixa de existir, não está mais lá.
(...)
Pág.194:
Qual é, na verdade, a carga básica? É a do ego: eu sou — este é o peso básico. Todos os outros acumulam-se sobre esse centro. Eu sou — este é o centro, e tem que ser destruído. O amor torna-o ninguém, tira-o de seu chão, destrói seu ego completamente. O amor aniquila-o, mata-o totalmente  e lhe dá uma nova vida, uma vida sem nenhum ego, uma vida simples, humilde, uma vida onde Deus pode viver através.
(...)
Você já observou que quanto maior for o seu ego mais tristeza ele cria? Ele machuca; é como uma ferida. Quanto menos ego, menor a ferida; ela é curada. Quando não há nenhum ego, não há mais ferida. Mesmo que alguém o insulte, você não se sentirá machucado, pois você não existe. O insulto só o atinge quando a ferida existe; você é derrotado porque queria ser vitorioso. Se o ego não existe, qual a diferença entre vitória e derrota? Qual a diferença entre sucesso e fracasso?
Todas as distinções são criadas pelo ego. Sempre que ele está satisfeito há sucesso, vitória. Quando ele está insatisfeito, há fracasso, derrota. Todas as vitórias e derrotas existem por causa do ego. Quando não há mais ego, você vive simplesmente sem vitórias ou fracassos; você vive simplesmente... e essa vida simples é a vida religiosa.
(...)
Pág. 215:
"Individualidade significa a sua unicidade, não comparada com mais ninguém. Sua unicidade incomparável: isso é individualidade. Ela é bela; foi assiim que Deus fez você — como um indivíduo. O ego é comparação, é uma invenção sua. Deus não lhe deu nenhum ego; deu-lhe uma individualidade.
Ego é comparação: você se acha mais inteligente que o outro, superior ou inferior, mais bonito, etc. Assim, você estará criando o ego. No momento em que você se compara com alguém, a conclusão a que se chega com essa comparação é ego".

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, p. 156/158, 194, 195, 215 e 216.



Nenhum comentário:

Postar um comentário