Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

RAIVA - DALAI LAMA

Atitudes destrutivas são nossos inimigos internos, a base de todos os problemas. Como são produzidas? A partir da concupiscência e da raiva, cuja raiz é a ignorância. Como causam apenas dano e nunca ajudam, essas emoções aflitivas devem ser superadas. Para isso devemos lidar com suas causas.
Todas as emoções problemáticas derivam da emoção destrutiva básica, uma consciência ignorante que não sabe como as pessoas e coisas realmente são e compreende ativamente mal sua natureza. Deveríamos ver emoções destrutivas como inimigos, primeiro identificando-as e depois desenvolvendo técnicas para destruí-las.
Impelidos por emoções aflitivas, envolvemo-nos em ações que estabelecem tendências contraproducentes na mente. Ações não virtuosas resultam em renascimento em vidas mais infelizes e ações virtuosas resulta em renascimento em vidas mais felizes

DALAI LAMA, Como saber quem você é, Org. Jeffrey Hopkins, Rio de Janeiro, Agir: 2008, p. 198 e 199.


Nenhum comentário:

Postar um comentário