Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O "EU" - DALAI LAMA

Não há nada dentro da mente ou do corpo que possa ser "eu". Mente e corpo são vazios de um "eu" tangível. Mais exatamente, assim com um carro é construído na dependência de suas partes e não é nem mesmo a soma de suas partes, assim o "eu" depende da mente e do corpo. Um "eu" que não dependa da mente e do corpo não existe, ao passo que um "eu" compreendido como dependente da mente e do corpo existe em conformidade com as convenções do mundo. Compreender esse tipo de "eu" que não pode se encontrado de maneira alguma na mente ou no corpo, e não é sequer a soma de mente e corpo, mas sé existe através do poder de seu nome e de nossos pensamentos, é útil quando nos esforçarmos por nos ver como realmente somos".
(...)
O fato é que não há nenhum "eu" independente, separado da mente e do corpo, que os possua. Seus olhos, orelhas e assim por diante são de fato objetos que você vê corretamente como "meus", mas eles não existem da maneira como aparecem tão explícitos para sua mente, isto é, como possuídos por um "eu" inerentemente existente.
(...)
Quando você se dá conta de que o "eu" não existe inerentemente, "meu" deixa de poder existir inerentemente.
(...)
Assim também, quando o pensamento "eu" surge na dependência de mente e corpo, nada na mente e no corpo... é o "eu". Do mesmo modo, não há nada, nem a mais insignificante das coisas, que seja uma entidade diferente de mente e corpo passível de ser apreendido como o "eu". Em consequência, o "eu" é simplesmente constituído pela conceitualidade na dependência de mente e corpo; não é estabelecido em virtude de sua própria entidade".


DALAI LAMA, Como saber quem você é, Org. Jeffrey Hopkins, Rio de Janeiro, Agir: 2008, p. 114 e 166.


Nenhum comentário:

Postar um comentário