Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

terça-feira, 28 de março de 2017

FRUSTRAÇÃO

"Se não quiser sentir-se frustrado, não espere. Viva sem expectativas, e não haverá frustrações.
Mas as pessoas estão sempre esperando; suas expectativas não têm limites, Então vem a frustração, que é a sombra da expectativa. A frustração não é o problema, e sim a expectativa. Quando você se sente frustrado, pensa que a existência está fazendo algo de errado com você. Não: você estava querendo muito. Na verdade, é só querer algo e se sentirá frustrado. Qualquer querer é querer demais. Não queira, não peça; seja. E então, ficará surpreso — qualquer coisa que acontecer, será bom; você não terá como julgar.
(...)



Não espere nada, e verá que sua vida torna-se uma alegria. Espere, e sua vida torna-se um inferno. A expectativa é a causa. Se você quer mudar, nunca comece pelo efeito: comece pela causa. A frustração é o efeito. Se você continuar lutando contra a frustração, nada acontecerá, e você ficará cada vez mais frustrado. Comece pela causa, sempre procure pela causa. Sempre que estiver se sentindo miserável, vá lá dentro e descubra onde está a causa. E então tudo dependerá de você. Se você quer abandonar o efeito, evite a causa; e então fique muito atento, cada vez mais atento".

OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, pp. 36 e 37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário