Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O significado de Isabella

Isabella Oliveira Nardoni morreu brutalmente assassinada quando tinha cinco, quase seis anos de idade.

Indicam as fotografias, exibidas pela mídia, que era pessoa dócil, meiga, feliz — um anjo.

O fim trágico causou intensa comoção pública em todo o País, não só pela crueldade, mas principalmente porque a vítima era mesmo Isabella.

Há como tirar alguma lição de fato tão triste?

Se pensarmos que todos conhecemos ou temos uma Isabella perto de nós, podemos, sim, tirar alguma lição.

Afinal de contas, não é nosso sentimento por Isabella um sentimento imanente na personalidade de cada um de nós, manifestado assim que o destino dela se tornou conhecido?

Inato ou desenvolvido, presente e invisível, não estaria esse sentimento sujeito a vir à tona, novamente, em situações em que outro anjo, como ela, necessitasse de ajuda?

Sim, quando uma criança como Isabella — independentemente de gênero, cor, classe social e religião — encontrar-se em perigo, seja por situação criada por ela mesma, por terceiro, ou ainda por nós mesmos, imediatamente poderemos ajudá-la, mantendo a calma, a serenidade e o autocontrole, respeitando, cuidando, socorrendo e acarinhando, jamais agredindo.

Poderemos, desse modo, proteger, agasalhar, abraçar, afagar, afastar dos perigos da vida as nossas Isabellas, e, com isso, revelar que o nosso valor fundamental é a proteção da criança, a qualquer custo.

Afinal de contas, nossa celebração mais importante não é o Natal?

Logo, se podemos tirar alguma lição da morte de Isabella é que devemos nos conscientizar, refletir, renovar convicções e confirmar valores de que uma criança, mesmo sem razão, merece de nós todo respeito e amor.

Nesse sentido, Isabella poderia agradecer. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário