Balança & Espada

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força bruta; a balança sem a espada é a impotência do direito" (JHERING)



Jurisprudência

terça-feira, 2 de maio de 2017

COMPARAÇÃO

"Você também foi sempre ensinado a comparar, e a comparação traz infelicidade. Cada indivíduo é incomparável; ninguém é mais como você; como comparar?
(...)
No momento em que você compara, está criando um inferno à sua volta. Desde sua infância você foi ensinado: "Seja como fulano. Veja o filho do vizinho como é inteligente e você como é estúpido. Veja como a fulana é madura e você é tão imatura", e assim por diante. Essas comparações fazem você sentir-se infeliz. Você é você mesmo: não há ninguém como você, nunca houve e nunca haverá. Deus nunca repete.
Você é único. E quando digo "único", não é um sentido comparativo; você não é mais único que os outros e, sim, cada um é único. A unicidade é muito comum; todo mundo é único. Quando você começa a comparar, acaba ficando neurótico e, mais cedo ou mais tarde, irá parar num divã de psiquiatra.
(...)
A comparação cria tensão, ansiedade".
(...)
Pág, 217:
"Não compare; não há necessidade. A comparação é uma das maiores calamidades que aconteceram com a humanidade. Você é perfeito do jeito que é. Ame-se, respeite-se. Se você não se respeitar, quem irá respeitá-lo? Se você não se amar, quem irá amá-lo? As pessoas não se respeitam, e esperam que os outros as respeitem.. Elas não se amam, e querem que todos se apaixonem por elas. Assim, você está querendo o impossível. Ame-se e respeite-se; uma pessoa que se respeita nunca compara. A comparação é um desrespeito.
Se você sintetizar tudo isso, terá o seguinte: ser egoísta é não ter respeito por si mesmo. Se um indivíduo é perfeitamente bom, mas ser egoísta é desrespeitoso... ".



OSHO (Bhagwan Shree Rajneesh), A Divina Melodia, São Paulo, Editora Cultrix: 1993, p. 203, 217 e 218.

Nenhum comentário:

Postar um comentário